Intervenções Urbanas

Espaço destinado a intervenções urbanas de minha concepção ou que participei

Gráfico Planificado da Violência

Trabalho premiado no edital "Quarta que Dança 2010", promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia

Release

Quantos corpos foram ao chão de Salvador sem vida esse ano? Que corpos invisíveis são esses que estão no nosso meio, modificando a maneira como entendemos a segurança em Salvador e nos colocando de cara com nossos medos? “Gráfico Planificado da Violência” surge destes sentimentos de apreensão e medo, e dos crimes e mortes que têm assolado Salvador nos últimos anos. Sob a concepção e direção de Fernando Lopes e apoio da Cia. Obcena de Artes e parceiros, o trabalho pretende “planificar” o índice de assassinatos ocorridos em Salvador no primeiro semestre de 2011, pintando marcações de corpo nas ruas de Salvador, interferindo assim no espaço urbano e na maneira como a população experiencia as ruas.












Ficha Técnica

Concepção e Direção Artística: Fernando Lopes
Produção: Cia. Obcena de Artes
Performers: Aline Vallim, Begoña Cruz, Camila Correia, Fernando Lopes, Inaê Moreira, João Weber, Jossana Gamba, Luna Dias, Roberta Rox e Thiago Enoque
Site: http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/qqd/2011/grafico_planificado_da_violencia.html

Obra realizada em: 24/07/2011, 21/09/2011, 28/09/2011 e 05/10/2011


Isso Pode Não Ser Dança ?


Trabalho premiado no edital "Quarta que dança 2009/2010", promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Release

O que você está fazendo agora pode não ser dança? Pode não estar de alguma forma relacionado com o que é dança, seja essa definição de dança a sua ou a dos outros?

Através de pequenas ações e artefatos quase invisíveis no cotidiano da cidade, a intervenção urbana “Isso pode não ser dança?” busca provocar pequenas provocações a população comum de Salvador, instigando-a a reflexões, conversas e comentários acerca da dança e de suas potencialidades.

“Isso pode não ser dança?” busca possibilidades, desde a de que no mundo cada pessoa seja um intérprete de si mesma, de que cada ato no mundo seja dança ou até a de não-existência de uma dança, ou até mesmo, da dança.

E então, o que você faz agora pode não ser dança?












Ficha Técnica


Concepção e ação: Fernando Lopes
Duração: De Abril/09 á Maio/2010
Página na web: http://issopodenaoserdanca.blogspot.com/